O Lar da Criança Renascer adotou como forma de trabalho o sistema de Casas-Lares/Aldeia. Atualmente mantemos 9 casas com suas respectivas Mães sociais.
A Mãe social reside na Casa-lar e folga semanalmente. Conforme a Lei Federal nº7.644, que regulamenta o cargo, são condições para admissão como Mãe social: ter no mínimo 25 anos de idade, curso de primeiro grau ou equivalente, boa conduta social e ter sido aprovada em teste psicológico específico.
O objetivo de ter a Mãe social é proporcionar as crianças/adolescentes um ambiente acolhedor, reproduzindo assim noções de família, direitos e deveres.
A seleção das Mães sociais é realizada pelo setor de Psicologia e Serviço Social e, durante o período de estágio (60 dias) os setores técnicos trabalham com a candidata no sentido de efetivá-la.
Semanalmente, a técnica responsável pelo setor de Psicologia trabalha com as Mães sociais temas pertinentes e reflexões sobre as dificuldades e avanços do dia-a-dia.
Este projeto tem obtido ótimos resultados, pois, as crianças/adolescentes são acolhidos devidamente, proporcionando mais atenção e carinho.